Desafio Literário: Acerca "do outro lado do espelho" - Feliz Aniversário


Neste dia em que celebro o meu aniversário, após despertar, gostaria de ver a minha mão de criança estender-se para mim por detrás da superfície aparente do espelho. Essa mão pertence a uma menina para quem nada é impossível. Gostaria de mostrar as primeiras rugas e cabelos brancos a essa menina chamada Sara, como eu, e de lhe contar histórias no amanhecer da nossa alma – que, afinal, é a mesma. Seriam as histórias mais belas do mundo e, por serem tão belas, nenhuma de nós – afinal, a mesma de mim ou, se quisermos, a mesma de nós – se lembraria dessas histórias. Assim, as histórias mais belas do mundo jamais poderiam ser repetidas, repartidas ou reproduzidas. Ficariam vivas apenas em nós. Sobre a superfície da Terra restaria apenas a memória dessas reuniões entre nós, sem heteronímia possível por nos ser inexistente o fingimento. Do espelho estaria ausente todo o sofrimento e toda a coragem, pois das anteriores palavras depreende-se que apenas a mão da menina é verdadeira do outro lado do espelho. Tudo o resto é morte e, como se sabe, para o espírito da morte são insalubres todos os locais espelhados.

Sara Timóteo

Sara Timóteo publicou Deixai-me cantar a floresta e Chama fria ou lucidez em 2011 pela Papiro Editora na sequência da atribuição, respetivamente, do 1.º e do 2.º lugar no 2.º Concurso de Poesia Aníbal Faustino em 2009. Publicou em 2012 Refúgio Misterioso; em 2014 publicou Os Passos de Sólon (Prémio Notável Mensagem atribuído pela Lua de Marfim 2014), Elixir Vitae e Os quatro ventos da alma (menção especial no Prémio Literário Glória Marreiros 2014), todos através da Lua de Marfim Editora. Em 2015, publicou O Telejornal (peça de teatro infantil) através dos Cadernos de Santa Maria.Tem três livros publicados nos Estados Unidos pela Spero Publishing.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade

http://www.tertuliaonline.com.br/
http://www.revistapacheco.com/p/contato_507.html

Destaques

A primeira vez em que eu quase morri

Uma experiência de quase morte não é algo muito fácil de esquecer, sobretudo quando se tem 16 anos. Nessa época, eu era um rapaz latino-americano, franzino e com algumas espinhas na testa. É verdade, era mais do que eu desejava, se é que alguém deseja ter espinhas. Eu era o típico adolescente: cheio de sonhos, impulsivo e medroso. Mais medroso que impulsivo, aliás.

Sobre o apego e as lembranças que escapam lentamente

O primeiro bem que meu pai me deixou, meio sem querer, foi seu aparelho de telefone celular. Não é um smartphone, não acessa a internet. A câmera fotográfica integrada tem parcos megapixels. As pessoas riem do aparelho quando são apresentadas a ele, sem saber que ali dentro, naquela caixa preta, está guardada minha pequena herança particular.

"Uma Aventura Perigosa"

Max de Castro é um funcionário público insatisfeito com trabalho e com problemas no casamento. Após uma crise de estresse em pleno expediente, incentivado por um psicanalista em um programa de entrevistas, escreve uma carta confessional, que deve ser escondida e destruída em 24 horas, mas a mesma desaparece, antes que ele pudesse fazê-lo. Começa então o inferno de Max, angustiado pela possibilidade de seus maiores segredos serem descobertos, ou por sua esposa, ou por sua cunhada, a jovem Sophia, por quem se sente fortemente atraído.

Cinema: Frances Ha

Em Frances Ha (2012), Frances (Greta Gerwig) é uma jovem nova-iorquina de 27 anos que não corresponde às expectativas idealistas de uma sociedade que exige do indivíduo o sucesso em questões profissionais e afetivas nessa fase. Ao contrário, como muitos jovens nessa idade, Frances ainda não faz ideia do que, para ela, é ser bem sucedida. O artista francês Eugène Delacroix escreveu em 'Diário' que para se chegar a segurança e maturidade do espírito é necessário passar pela sutil delicadeza da nossa sensibilidade juvenil.
As imagens postadas neste site foram retiradas da internet ou enviadas por colaboradores. Se é proprietário de alguma imagem e se sentiu ofendido, por favor, entre em contato conosco e ela será rapidamente tirada do ar.