9º Festival de Truta de Nova Friburgo acontece de 30 de outubro a 29 de novembro


Uma das delícias da serra fluminense é a protagonista de um evento gastronômico

O tradicional Festival de Truta de Nova Friburgo chega a sua nona edição, de 30 de outubro a 29 de novembro, e quem aprecia uma boa gastronomia não deve perder. São 36 estabelecimentos, entre restaurantes, meios de hospedagem, lojas e casa noturna, que estão preparados para atender clientes que querem se deliciar com o sabor que só a truta pode proporcionar.

Realizado pelo Nova Friburgo Região Convention & Visitors Bureau e SEBRAE, o Festival tem como um dos objetivos destacar toda a rica gastronomia que a espécie de peixe, característica de águas limpas e frias da Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, encontra em um ambiente mais do que favorável para a sua criação.

Segundo dados do Escritório Regional Serrana - FIPERJ/Nova Friburgo, o município é responsável pela maior produção da espécie no Estado do Rio de Janeiro, produzindo 3 toneladas de trutas por mês, ou seja, 36 toneladas por ano, respondendo por mais de 70% da produção do estado.

Programação

Durante o Festival, os interessados poderão visitar a criação de trutas, bastando agendar pelo telefone do Arco Íris Truta: (22)2543-3666; e um caminhão da FIPERJ - Fundação Instituto de Pesca do Rio de Janeiro -, no centro da cidade, com venda de truta à população a preços de produtor.
 
Também serão oferecidas oficinas gratuitas de Gastronomia pelo Projeto Mãos na Massa, com o tema Truta, ministradas pelos chefs dos restaurantes participantes. As oficinas acontecerão todos aos sábados (31/10; 7, 14, 21 e 28/11), no Mercado Central, na Vila Amélia.

A Exposição "Tem Truta na Arte", com o grupo Artistas Visuais de Nova Friburgo, poderá ser visitada no Teatro Municipal Laércio Rangel Ventura (Praça do Suspiro) de 5 a 28/11, de terça-feira a sábado, das 10h às 17h, sendo que no dia 5, às 15h, será a abertura para arquitetos e decoradores, e das 18h às 21h aberta ao público.

Alimentação saudável

Além de consumida nos próprios restaurantes da cidade e região, onde chefs de cuisine desenvolvem novas receitas de dar água na boca, a truta é perfeita para o cardápio de quem busca uma alimentação mais saudável, de baixa caloria. E quem experimenta, jamais deixa de consumi-la, pois além de saborosa, é uma das melhores fontes de ômega-3 e de vitaminas do complexo B (B1, B3, B5 e B6), bem como de potássio e fósforo. É ainda um dos peixes com mais vitamina D, essencial para a saúde dos ossos e do sistema imunológico.

A truta de Nova Friburgo também pode ser encontrada em delicatessens e mercados, devidamente embaladas e resfriadas para quem quer consumir em sua casa. Os produtos são certificados com o selo de qualidade da FIPERJ, que apoia a Associação de Truticultores de Nova Friburgo, um braço da ABRAT – Associação Brasileira e Truticultores na cidade.

Truta

A truta é uma espécie de peixe originária da zona ocidental da América do Norte e foi introduzida na Europa em finais do século XIX. Já no Brasil, foi introduzida em 1940, principalmente nos rios dos planaltos das regiões Sudeste e Sul.

A Truta desova no Outono-Inverno, em busca de zonas de postura em ribeiras de água com correntes fortes e fundos de cascalho ou locais de águas pouco profundas, frias e bem oxigenadas. A fêmea escava o ninho no cascalho com ondulações do corpo e o macho fertiliza os ovos (cerca de 10.000) que a fêmea liberta. Estes se desenvolvem no interior do cascalho e as pequenas trutas emergem cerca de três meses depois.

Segundo o biólogo marinho Augusto Pereira, diretor de Pesquisa e Produção da Fiperj, dois aspectos necessários para o desenvolvimento do peixe são a alta taxa de oxigênio dissolvido na água (mais de 6mg/ml, particularidade de rios da nascente) e o clima com temperatura máxima de 18ºC, com a reprodução acontecendo entre 8ºC e 12ºC.
O 9º Festival de Truta de Nova Friburgo é uma realização do Nova Friburgo Região Convention & Visitors Bureau e SEBRAE, que conta com o patrocínio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, FIPERJ - Fundação Instituto de Pesca do Rio de Janeiro, Unimed Nova Friburgo, Gazoni Planejados, ASBEN – Administradora de Benefícios, Habitare Hotel e Fri On Line Internet.

O evento conta com o apoio da ATNF – Associação dos Truticultores de Nova Friburgo, Prefeitura Municipal de Nova Friburgo, Rota 116, APL da Serra (Arranjo Produtivo Local), ACIANF – Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo. A Rede InterTV é parceira de mídia do evento.

A relação completa dos participantes pode ser conferida no site www.festivaldetruta.com.br, assim como também é possível baixar um livro de receitas elaboradas pelos seus chefs e acessar os respectivos endereços e telefones.

SERVIÇO

9º Festival de Truta de Nova Friburgo

30 de outubro a 29 de novembro de 2015
Informações: (22) 2533-0059 / contato@novafriburgo.cvb.com.br.
Site - http://festivaldetruta.com.br / Facebook - https://www.facebook.com/FestivalDeTrutas7?fref=ts

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade

http://www.tertuliaonline.com.br/
http://www.revistapacheco.com/p/contato_507.html

Destaques

A primeira vez em que eu quase morri

Uma experiência de quase morte não é algo muito fácil de esquecer, sobretudo quando se tem 16 anos. Nessa época, eu era um rapaz latino-americano, franzino e com algumas espinhas na testa. É verdade, era mais do que eu desejava, se é que alguém deseja ter espinhas. Eu era o típico adolescente: cheio de sonhos, impulsivo e medroso. Mais medroso que impulsivo, aliás.

Sobre o apego e as lembranças que escapam lentamente

O primeiro bem que meu pai me deixou, meio sem querer, foi seu aparelho de telefone celular. Não é um smartphone, não acessa a internet. A câmera fotográfica integrada tem parcos megapixels. As pessoas riem do aparelho quando são apresentadas a ele, sem saber que ali dentro, naquela caixa preta, está guardada minha pequena herança particular.

"Uma Aventura Perigosa"

Max de Castro é um funcionário público insatisfeito com trabalho e com problemas no casamento. Após uma crise de estresse em pleno expediente, incentivado por um psicanalista em um programa de entrevistas, escreve uma carta confessional, que deve ser escondida e destruída em 24 horas, mas a mesma desaparece, antes que ele pudesse fazê-lo. Começa então o inferno de Max, angustiado pela possibilidade de seus maiores segredos serem descobertos, ou por sua esposa, ou por sua cunhada, a jovem Sophia, por quem se sente fortemente atraído.

Cinema: Frances Ha

Em Frances Ha (2012), Frances (Greta Gerwig) é uma jovem nova-iorquina de 27 anos que não corresponde às expectativas idealistas de uma sociedade que exige do indivíduo o sucesso em questões profissionais e afetivas nessa fase. Ao contrário, como muitos jovens nessa idade, Frances ainda não faz ideia do que, para ela, é ser bem sucedida. O artista francês Eugène Delacroix escreveu em 'Diário' que para se chegar a segurança e maturidade do espírito é necessário passar pela sutil delicadeza da nossa sensibilidade juvenil.
As imagens postadas neste site foram retiradas da internet ou enviadas por colaboradores. Se é proprietário de alguma imagem e se sentiu ofendido, por favor, entre em contato conosco e ela será rapidamente tirada do ar.