Confira a programação completa da 2ª Festa Literária da Serra!


A 2ª edição da Festa Literária da Serra (FLITS 2014) promete movimentar o município de Bom Jardim e a Região Serrana do dia 9 a 12 de outubro, no Galpão Cultural (e na sede da Fazenda Bom Jardim, que fica ao lado).

A festa começa na quinta, às 19 horas com o V Festival de Poesia e nele será anunciado o Concurso "Contos, crônicas e poesias" da Editora Nitpress. 

Confira aqui a programação completa e não perca nenhuma evento!


Sexta-feira, 10 de outubro
Evento

Sinopse
Horário
Local
Apresentando
“O LIVRO MALUCO E A CANETA SEM TINTA”

O SESC traz a autora Tereza Malcher - membro da Academia Friburguense de Letras e ganhadora em 1º lugar do prêmio OFF FLIP, 2014 (categoria infanto-juvenil) e Marisa Maia conta histórias e apresenta o livro da autora.
9h às
10h30min
Tenda
“FALA AUTOR”
com Tereza Malcher
“ARIANO SUASSUNA, LEITOR DE EUCLIDES

Palestra de Anabelle Sangenís (UFRJ), coordenadora do projeto “100 anos sem Euclides”, com relançamento do livro “Euclides da Cunha – Da face de um tapuia” (Ed. Nitpress)
10h
Museu
Apresentando
“O LIVRO MALUCO E A CANETA SEM TINTA”

O SESC traz a autora Tereza Malcher - membro da Academia Friburguense de Letras e ganhadora em 1º lugar do prêmio OFF FLIP, 2014 (categoria infanto-juvenil) e Marisa Maia conta histórias e apresenta o livro da autora.
13h30min
às 15h

Tenda

“FALA AUTOR”
com Tereza Malcher
“HISTÓRIA DE UM CAMBUCAZINHO”
(Ed. Nitpress)

Dramatização infantil do livro pela autora cantagalense Fabiana Corrêa. O livro trata da preservação do cambucá, árvore nativa da região serrana fluminense em ameaça de extinção.
15h
Tenda
“VILA DE SÃO ISIDRO LAVRADOR”
(Ed. Nitpress)

Relançamento do livro  do autor cantagalense Rick Azeredo, com bate-papo com o autor.
16h
Tenda
“INTRODUÇÃO AOS CLÁSSICOS FLUMINENSES”

Apresentação da coleção  da editora Nitpress, com lançamento do volume “Poetas da Serra – Raul de Leôni, Júlio Salusse e Luiz Pistarini”, organizado pelo professor Luiz Antonio Barros, da Academia Niteroiense de Letras.
17h
Tenda

“RAP E IMPROVISO”

Oficina com o rapper Fabio FG – fundador da Academia Friburguense de Rimas
18h
Tenda

“SARAU SERRANO”

Sarau com leitura das obras de Alberto Serrano – escritor bom-jardinense homenageado pela FLITS. Participação livre de leitores, músicos e ouvintes!
19h
Museu

Sábado, 11 de outubro
Evento

Sinopse
Horário
Local

Oficina – “AS RELAÇÕES ENTRE O LEITOR E A LEITURA DA LITERATURA”

O SESC traz a autora Tereza Malcher apresentando uma abordagem reflexiva sobre a leitura e literatura como uma comunicação emotiva em que a língua é utilizada com inteligência, arte e sensibilidade e ainda, a relação leitura X faixas etárias.

9h às
11h
Museu
“TEXTO E INTERTEXTO, PARA UMA LEITURA ENRIQUECEDORA”

Palestra da profª Madalena Tavares, secretária de Educação de Cordeiro, seguida de relançamento de livros de sua autoria.
11h
Museu
“A NOVA LITERATURA INFANTIL”.

Relançamento dos livros da editora Nitpress “O rei do quintal”, ganhador do III Prêmio Enriqueta Lisboa de literatura infantil, de José Eustáquio Cardoso, e “Vicente esqueceu de ser gentes”, de Elaine Furlane Novo, que contará histórias para as crianças.
13h
Tenda
“MACULELÊ”

Apresentação do grupo do Movimento Cultural de Capoeira de Bom Jardim – coordenação do graduado Galopante (Adriano Luiz)
13h30min

Tenda

“PERCURSOS EDITORIAS – PRÓS E CONTRAS”

Mesa com as autoras Adriana Brazil, Clara Savelli e Yohana Sanfer contando suas diferentes experiências para publicarem seus livros.
14h
Tenda
“A OCUPAÇÃO DOS SERTÕES DE MACABU E O DESENVOLVIMENTO DA SERRA FLUMINENSE”

Palestra do historiador Clélio Erthal, autor do livro “Cantagalo – Da miragem do ouro ao esplendor do café” (ed. Nitpress)
15h

Museu

“A POÉTICA FLUMINENSE”

Palestra da profª doutora em literatura, Márcia Pessanha, com relançamento do livro “Casimiro de Abreu, o poeta das Primaveras” (ed. Nitpress), da coleção Introdução aos Clássicos Fluminenses.
16h
Museu

“MOMENTO TROVADOR”

Apresentação do trovador José Monteiro
17h
Tenda

“LITERATURA EM AMBIENTES VIRTUAIS”


Mesa com o autor George Pacheco (Revista Pacheco) e os blogueiros Lorrane e Maycol (Blog Dreams & Books)
17h30min
Tenda
“A DAMA DA NOITE”

Exibição do curta-metragem (inspirado no conto de George Pacheco) narrando o misterioso encontro entre um taxista e uma dama em seu insinuante vestido vermelho. Direção de Luciano Santos e Ilson Junior.
18h

“44 DOSES OF SPELL”

Show musical com jovens músicos bom-jardinenses  decidiram experimentar um repertório bem diversificado, passando pelo Pop, Rock, Mpb e outros.
18h30min
Tenda


Domingo, 12 de outubro
Evento

Sinopse
Horário
Local
APRESENTAÇÃO DE BALÉ INFANTIL


10h
Tenda

“VICENTE ESQUECEU DE SER GENTE”

Sessão de contação de história com Elaine Furlane Novo, formada em Pedagogia pela UERJ e pós-graduada em Orientação Educacional.
10h30min
Tenda
“DOMINGO TEM RODA DE CHORO”

BJ TRIO e convidados apresentando chorinho da melhor qualidade.
11h
Casarão
“HISTÓRIAS SABOROSAS”

Oficina culinária com Márcia Jasmim acompanhada de histórias temáticas. (Vagas limitadas)
11h30min

Sala
“DE JOVENS PARA JOVENS”

Mesa com as jovens autoras Aimée Oliveira, Juliane Rodrigues e Bruna Fontes e a experiência de escrever para o público jovem.
14h
Tenda
“D. JOÃO VI E O BICENTENÁRIO DA IMIGRAÇÃO ALEMÃ PARA O BRASIL”,

Palestra do prof. Marcos Vinícius Macedo Varella, presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Niterói e do Instituto Histórico e Geográfico de São Gonçalo.
15h

Museu

“PASSOS NO PORÃO”

Maria Clara Cavalcanti conta histórias apresentando seus livros, com destaque para seu último lançamento.
16h
Tenda

“SUJISMUNDO”

Peça teatral infantil da oficina de atores do Galpão Cultural, com direção de Nobel Medeiros.



17h
Teatro

“MOMENTO POÉTICO”


Declamação de poesias com o friburguense Sílvio Poeta e outros convidados.
18h
Tenda
“CORO LOS PANDAS D’ACAPULCO”

18h30min
Tenda

“MOMENTOS CLÁSSICOS”

O Teatro de Equipe Nóis da Casa apresenta peça com os momentos clássicos da dramaturgia. Direção de Nobel Medeiros (Ingressos a RS10)
19h
Teatro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade

http://www.tertuliaonline.com.br/
http://www.revistapacheco.com/p/contato_507.html

Destaques

A primeira vez em que eu quase morri

Uma experiência de quase morte não é algo muito fácil de esquecer, sobretudo quando se tem 16 anos. Nessa época, eu era um rapaz latino-americano, franzino e com algumas espinhas na testa. É verdade, era mais do que eu desejava, se é que alguém deseja ter espinhas. Eu era o típico adolescente: cheio de sonhos, impulsivo e medroso. Mais medroso que impulsivo, aliás.

Sobre o apego e as lembranças que escapam lentamente

O primeiro bem que meu pai me deixou, meio sem querer, foi seu aparelho de telefone celular. Não é um smartphone, não acessa a internet. A câmera fotográfica integrada tem parcos megapixels. As pessoas riem do aparelho quando são apresentadas a ele, sem saber que ali dentro, naquela caixa preta, está guardada minha pequena herança particular.

"Uma Aventura Perigosa"

Max de Castro é um funcionário público insatisfeito com trabalho e com problemas no casamento. Após uma crise de estresse em pleno expediente, incentivado por um psicanalista em um programa de entrevistas, escreve uma carta confessional, que deve ser escondida e destruída em 24 horas, mas a mesma desaparece, antes que ele pudesse fazê-lo. Começa então o inferno de Max, angustiado pela possibilidade de seus maiores segredos serem descobertos, ou por sua esposa, ou por sua cunhada, a jovem Sophia, por quem se sente fortemente atraído.

Cinema: Frances Ha

Em Frances Ha (2012), Frances (Greta Gerwig) é uma jovem nova-iorquina de 27 anos que não corresponde às expectativas idealistas de uma sociedade que exige do indivíduo o sucesso em questões profissionais e afetivas nessa fase. Ao contrário, como muitos jovens nessa idade, Frances ainda não faz ideia do que, para ela, é ser bem sucedida. O artista francês Eugène Delacroix escreveu em 'Diário' que para se chegar a segurança e maturidade do espírito é necessário passar pela sutil delicadeza da nossa sensibilidade juvenil.
As imagens postadas neste site foram retiradas da internet ou enviadas por colaboradores. Se é proprietário de alguma imagem e se sentiu ofendido, por favor, entre em contato conosco e ela será rapidamente tirada do ar.