Aniversário da Revista Pacheco: Cinco anos de Literatura, Arte e Cultura

Revista Pacheco: Mais de cinquenta autores já passaram pelo site
Urra!

A Revista Pacheco chega a cinco anos! Parece que foi ontem.

Em setembro de 2009 Revista Pacheco foi criada pelo escritor George dos Santos Pacheco para divulgar seus textos, notícias sobre músicas, filmes e curiosidades. Mas aos poucos foi se tornando uma revista virtual voltada à publicação de conteúdos sobre Literatura, Arte e Cultura em geral, com especial enfoque à Literatura, publicando textos de diversos escritores, proporcionando um espaço para os novos autores e divulgando contos, crônicas e poesias de autores clássicos da Literatura Brasileira e Internacional.

Em 2014, passamos a contar com colunistas e a realizar desafios literários, com o objetivo de fomentar a produção literária, e ensejar um espaço para que novos autores e os mais experientes possam interagir, oportunizando a consequente troca de experiências e amadurecimento literário. No site o leitor também poderá ter informações sobre Nova Friburgo, sua história e pontos turísticos, além de ficar sabendo sobre eventos culturais, dicas de leitura, lançamento de livros e concursos literários em todo o país.

Para comemorar uma data tão importante, um novo Desafio Literário, e muitas surpresas.

Confira os autores que já passaram por aqui:



Ademir Pascale é paulista, escritor e ativista cultural. Fã n° 01 do escritor Edgar Allan Poe, adora pizza e séries televisivas. Contato: pascale@cranik.com
Blog: http://odesejodelilith.blogspot.com

Aldenor Pimentel


Aldenor Pimentel é natural de Boa Vista-RR. Jornalista, poeta e escritor, tem contos, crônicas e poemas publicados em coletâneas de textos literários. Recebeu prêmios em concursos de contos e poemas.


Alessandra Carvalho é apenas uma amante ruidosa da literatura nacional. Contato: comunique.a.ale@gmail.com 
Ana Apolinário
 
Anna Apolinário, natural de João Pessoa – PB, 26 anos, poetisa, pedagoga e mãe da Sophia. Publicou “Solfejo de Eros” (Poesia, 2010, CBJE, Rio de Janeiro).



Andressa dos Santos Ouverney

 

5° ano, aluna da Escola do Vale de Luz

A Escola do Vale de Luz, participante da Olimpíada de Língua Portuguesa "Escrevendo o Futuro", de 2014, selecionou cinto textos no tema  “O lugar onde vivo”, na categoria Poema, que serão publicados a partir de hoje na Revista Pacheco, a fim de estimular a produção literária e valorizar a participação dos jovens na competição.

André Pereira


Desenhista, escritor e poeta.

Membro da CASA DO POETA BRASILEIRO DE PRAIA GRANDE-SP. 

 

Aparecido Raimundo de Souza, 60 anos, é jornalista.

Ben Oliveira

 
Ben Oliveira é escritor e jornalista. Contato:ben-oliveira@hotmail.com
Site: http://www.benoliveira.com/

Caio Russo


Caio Russo estuda História na Faculdade de Ciências e Letras em Assis. Atualmente pesquisa História da Arte e Estética, com enfoque em Nova Música do Século XX. Dedica-se a prosa, com predileção pelo conto e crônica. Escafandrista de nascença põe-se a relatar sobre os microscópicos animais, objetos e resíduos que decantam do fundo do lago, a pairar no vidro um instante, antes de nunca mais serem vistos nas preguiçosas e turvas águas dos dias. Escreve para não afogar-se em si mesmo.

Celly Borges


Celly Borges nasceu e sobrevive em São José dos Pinhais, PR. É apaixonada pelos livros. Escreve sobre eles também no blog Mundo de Fantas. Autora do romance infantojuvenil O menino que perdeu a magia. Tem contos nos livros de fantasia Autores Fantásticos e Mundo de Fantas, na antologia de terror e humor Terrir, na coletânea pulp Lama, escreveu contos de horror para Insanas... elas matam!, Le Monde Bizarre - O Circo dos Horrores, Nevermore - Contos Inspirados em Edgar Allan Poe, e o eBook Barbara está morta e outros contos de horror. Além do livro infantil Em busca do arco-íris de sonhos sob o nome Gisele Borges.  É fã de Michael Ende, Roald Dahl, Diana Wynne Jones, Mary Shelley, entre muitos outros. Tem três gatos foufos, Dorian, Hero e Anakin.Contato: cellyborgesamado@gmail.com

Daniel de Oliveira


5° ano, aluno da Escola do Vale de Luz

A Escola do Vale de Luz, participante da Olimpíada de Língua Portuguesa "Escrevendo o Futuro", de 2014, selecionou cinto textos no tema  “O lugar onde vivo”, na categoria Poema, que serão publicados a partir de hoje na Revista Pacheco, a fim de estimular a produção literária e valorizar a participação dos jovens na competição.

Daniele Barbosa


Daniele Barbosa tem 15 anos e uma de suas grandes paixões é escrever. Escreve pois nas palavras encontro seu refugio, desabafa nas palavras. Uma folha de papel e uma caneta são as companhias ideais para ela. Gosta de escrever sobre sensações, pois avida é feita disso. Sensação do primeiro beijo, de um abraço, de um pôr-do-sol. A sensação da dor de uma perda, de uma despedida, de um amor não correspondido. 

Danyella Simões




Nascida em 1994, prefere mais as noites que os dias. Adoraria passar uns dias morando num lugar frio, sossegado, em um casarão torto e meio abandonado, na companhia de 3 animaizinhos de estimação doidos e alguém mais doido ainda, a ponto de acreditar que à noite as árvores ao redor da casa falam. Contato: danyellasimões@live.com

Dejair Martins


Sou professor de literatura brasileira e confesso admirador de livros de terror, em especial contos e novelas, gêneros nos quais me arrisco a rabiscar alguns textos. Contato: dejairmartins@live.com

Elsen Pontual


Elsen Pontual nasceu no dia 12 de abril de 1982 em Recife, Pernambuco. Servidor público da Justiça do Trabalho, por profissão, e contador de estórias, por vocação, recentemente aceitou a existência do mundo virtual e agora tenta levar suas estórias para esse novo e estranho universo, através do seu blog: www.portaldoscontos.wordpress.com.

Emille Kisar


Emille Kisar, 40 anos, redator publicitário, possui uma página no Facebook denominada “Com Um Punhado De Palavras” onde publica seus textos, na maioria, poemas. Entre seus autores prediletos constam Machado de Assis e Carlos Drummond de Andrade.

Francisco Nícolas Martins Santiago


Nícolas tem vinte anos e cursa a faculdade de direito. Tem como hobbie, além dos contos, a escrita de poesia e sonha em um dia escrever um romance. Escreve mais para a catarse dos amigos, mas pretende agora começar a participar de concursos literários para se aprofundar na escrita. 


Contato: thyravennevermore@gmail.com


Gabriel Cavalheiro Tonin


Nascido em 09/09/1995, Gabriel desenvolveu cedo seu gosto pelas letras, aprendendo a ler e escrever com três anos de idade. Com a paixão cada vez maior, começou a escrita de poesias em 2009, e não parou mais. É autor do livro – Um encontro no horizonte - e escreve textos em português e italiano para blogs e sites literários. Contato: gabriel.pf95@hotmail.com


Gabriel Ventura Medeiros, 17 anos, estudante de Arquitetura e Urbanismo e escritor amador. "De Harry Potter à Edgar Allan Poe, sustento desde da minha infância a sede por literatura fantástica. Já com uma idade mais avançada, artigos filosóficos e políticos ganharam minha atenção e me levaram a escrever várias crônicas criticas ao modelo social em que vivemos. Fã "estilo restart" de bons filmes, seja qual for o gênero ou a faixa etária. Curso arquitetura e urbanismo, pois é o que ocupa minha mente de maneira incondicional faz algum tempo. Uma dica para os que gostam da vida: reflitam e questionem!" 

Geisla Knupp Moreira


5° ano, aluno da Escola do Vale de Luz

A Escola do Vale de Luz, participante da Olimpíada de Língua Portuguesa "Escrevendo o Futuro", de 2014, selecionou cinto textos no tema  “O lugar onde vivo”, na categoria Poema, que serão publicados a partir de hoje na Revista Pacheco, a fim de estimular a produção literária e valorizar a participação dos jovens na competição.

Gerson Avillez



Homo Kaber Viven, natural do Rio de Janeiro. Hominídeo bípede de hábitos onívoros, hetero e 'urbanus' por necessidade. A pedra no rim do capeta, o dragão na garagem de alguns, a pulga atrás da orelha de Nietzsche, o calo nos pés do mau vidente. Autor de livros originais, criador de histórias complexas e pioneiro descobridor de teorias filosófico-científicas. Antecipou teorias como a do universo esférico, e misturou filosofia as suas teorias científicas chegando a ser reconhecido pela USP.  Contato: gersonavillez46@hotmail.com



Giuliano Ramos


Enxergando os 18 anos no horizonte, é um leitor frequente, escritor ocasional da madrugada e cafeinado. Pensa melhor enquanto dorme, por isso dorme sempre que pode. Os escritores favoritos são Charles Dickens e Agatha Christie. Cursa psicologia na UFAL e ambiciona ser um membro da Família Real Britânica. Contato:giuliano.ramos@live.com

Lorena Miyuki
 

Mineira de 26 anos, analista internacional por formação, professora por profissão e escritora por paixão. Participa de concursos literários, comunidades de desafios e grupos de discussão em diversos sites. Se diz especialista em cultura alternativa, queer e fantástica. Participou com uma publicação na coletânea “A Fantástica Literatura Queer”. Trabalha na inserção de literatura colorida na vida das pessoas. Contato: marcadocomletras@gmail.com

Fernando de Abreu Barreto nasceu em 1976, no Rio de Janeiro, onde mora até hoje. É advogado e seu primeiro trabalho literário publicado está na antologia de contos de terror “Livro do Medo” (Ed. Orago). Barreto é autor também do livro "O Procurador" (Clube de Autores), "um thriller em ritmo sufocante em que inocentes ou culpados trocam de lugar em razão das variadas perspectivas que se apresentam". Mantém o blog “O Nariz do Fernando”, no qual escreve artigos sobre literatura, música e cotidiano. A novela “A Forma da Sombra”, de sua autoria, será publicada em 2014 pela Caligo Editora.

Edweine Loureiro


Edweine Loureiro nasceu em Manaus, em 20 de Setembro de 1975. É advogado, professor de Literatura e Idiomas, e reside no Japão desde 2001. Em 2005, obteve o Mestrado em Política Internacional pela Universidade de Osaka (Japão). Obteve até o momento 84 prêmios literários, em concursos realizados no Brasil, Japão, Portugal, Espanha e México. Em 2012, tornou-se colunista das revistas Samizdat e Benfazeja, além de ser, desde 2011, colunista da Revista Alternativa, no Japão, onde possui uma Coluna especializada em Recursos Humanos. Também palestrante, ministra oficinas literárias para comunidades brasileiras de diversas regiões do Japão, através do Consulado-Geral do Brasil em Tóquio. É membro correspondente da Academia Cabista de Letras, Artes e Ciências (RJ) e da Academia Rio-Grandina de Letras (RS). Além das diversas antologias de que participa, publicou, solo, os seguintes livros: Sonhador Sim Senhor! (Conjunto de 8 Contos sobre um dia na vida de um escritor – Editora Litteris, 2000), Clandestinos [e outras crônicas] (Crônicas premiadas no Desafio dos Escritores – publicado pelo Clube de Autores em 2011) e Em Curto Espaço (60 Minicontos, muitos premiados, pela Editora Multifoco, Selo 3x4) e No Mínimo, o Infinito (Editora Penalux, Poemas, 2013).


Lucy Fidelis

Lucy Fidelis - Trabalha profissionalmente como Ilustradora e desenhista de história em quadrinhos, desde 2007. Trabalha com diversos estilos em arte digital. Sinta-se livre para saber mais sobre seu trabalho em http://about.me/lucyfidelis


Roe Mesquita

Desenhista desde sempre. Criador de Mundos e Universos fantásticos. Grande apreciador e desenhista de História em Quadrinhos. 
Contato: http://about.me/roemesquita 


Silvia Elena Pastor
Silvia nasceu em San Luís, Argentina (há muito tempo atrás - palavras da autora). Ainda criança gostava muito de desenhar, por isso mais adiante resolveu estudar na academia de Belas Artes de Buenos Aires e fazer aulas particulares em atelieres de artistas porteños destacados. Participou em exposições na Argentina, Brasil e Chile, onde morou e trabalhou com animação , por longo período. Contato: Silvia Elena Pastor - Portfólio

Guto Wolf


Guto Wolf é graduando em ciências sociais pela UFSC. Mais textos do autor no blog: bibliotecawolf.wordpress.com

Irineu Magalhães


Irineu Magalhães é poeta e músico. Publica em blogs e em jornais de sua cidade, além disso, escreve. Escreve pelos olhares que pede, pela alma que pede. Ama as coisas que parecem não ter nenhum sentido, gosta dos velhos livros, das suas cores amareladas e dos cheiro dos novos, das flores nos vestidos. Contato: irineumagalhaes@ymail.com

Izabela Ramos

 

Izabela Ramos é estudante. Contato: izabela.head@hotmail.com



Jade Medeiros


Estudante do quarto ano de psicologia na faculdade de Rio Verde. E dedico meu pouco tempo vago para colocar pra fora os bens e males que existem dentro de mim em forma de texto. A intenção disso? Somente renovar as mesmices da minha rotina diária e abri vez ou outra minha caixinha de pandora pessoal. 

Juba Machado


Contato com o autor: jubamachado@me.com

Julia Antuerpem


Julia Antuerpem é roteirista e escritora pós graduada com especialização em Escrita Criativa por Harvard University. É ganhadora de diversos editais e concursos privados de Roteiro e Literatura, dentre eles, destacam-se Melhor Roteiro de Ficção pelo Green Nation Fest 2012 (em parceria com a Rede Globo), Melhor Crônica IV Prêmio Martha Medeiros 2013, e Prêmio Estímulo de Curta Metragem 2011 com projeto suplente. Atualmente é cronista da Revista Benfazeja de Literatura. Contato: julia.antuerpem@gmail.com
Julia Gravalos Benini


Estudante do segundo ano do ensino médio no Colégio Unidade Jardim, em Santo André-SP. Escrevo pequenos textos por hobby, apreciados por meus pais e amigos. Interesso-me por vários gêneros literários. Gosto de ler, estudar, pesquisar, História e Artes. Aprecio um olhar crítico sobre o que escrevo porque vejo como um recurso de aperfeiçoamento.
Contato: julia.benini@hotmail.com


Jéssica Fernanda Rebelo, 20 anos, pseudoescritora, desprovida de melanina, leitora assídua, rata de vídeo locadora, blogueira nas horas vagas, pottermaníaca, whoviana, órfã de Lost e aspirante a engenheira. Contato: jessrbl@outlook.com

Kassiano Vertulli de Lima Rodrigues


5° ano, aluno da Escola do Vale de Luz

A Escola do Vale de Luz, participante da Olimpíada de Língua Portuguesa "Escrevendo o Futuro", de 2014, selecionou cinto textos no tema  “O lugar onde vivo”, na categoria Poema, que serão publicados a partir de hoje na Revista Pacheco, a fim de estimular a produção literária e valorizar a participação dos jovens na competição.

Leandro Salgentelli


Leandro Salgentelli, blogueiro, poeta. Amante da literatura, apaixonado pela escritora, poeta – Martha Medeiros. Bom leitor de Clarice Lispector, Elizabeth Gilbert, Marla de Queiroz e, do educador Rubens Alves. Apaixonado pela música, teatro e cinema.

(...)Um homem precisa saber e correr atrás de algumas respostas, se não ousar, não persistir, então, nada lhe serve a esse homem. Nem mesmo à vida representa algo, nem mesmo sua própria existência. (...) Contato: leandro.sargentelli@outlook.com.br


Luana Araújo


Luana Araújo tem 24 anos e escreve contos. ‘Uma otome em minha vida’ é um conto que traz as relações culturais entre Brasil e Japão.
Contato: lua.araujo.22@hotmail.com

Luciano Alencar


Letrista, compositora, cantora, violonista e percussionista, Luhli (que surgeu no cenário musical brasileiro como Luli) tem músicas gravadas por Nana Caymmi, Joyce, Wanderléa, Tetê Espíndola, Rolando Boldrim, Zélia Duncan e principalmente Ney Matogrosso, que gravou 15 sucessos de Luhli, como “Vira”,“Fala”, “Pedra de Rio”, “Aqui e agora”, ”De Marte”, “Êta nóis!”, ”Me rói”,“Coração Aprisionado, “Chance de Aladim”, “Bugre, e ainda “Napoleão” e “Bandolero”, recentemente regravadas, entre outras. 
Contato: multiluli@hotmail.com

Marcelo Vieira


Marcelo Vieira, formado em Engenharia pela Universidade Federal de Santa Catarina, escreve poesias e contos. Contato: marcelovie@hotmail.com

Mari Viler



Mari Viler, 18 anos. Estudante, canceriana, cética e leminskiana inveterada. Contato: livre.rima@gmail.com

Maria Luiza Falcão



Escritora e artista plástica. Editados: AFONSO e MINAS - CONTOS GERAIS 1; inéditos: AFONSO - um brasileiro das Minas Gerais e DIÁRIO; textos para teatro, inéditos e já montados: CINDERELA DO AGRESTE- Menção Especial “Alice da Silva Lima” - Concurso da UBE/RJ 2005; adaptação do livro “LILI, A ESTRELA DO MAR”, de Kátia Pino, premiado pela UBE/RJ – 2008;colunista em jornais e revistas online; diversos textos e poesias publicados em coletâneas. Presente em festivais, exposições e feiras, na TV Futura, TV CNT, TV Educar e Rede Minas. Voluntária na educação de crianças, jovens e adultos. Co-organizadora do projeto Perdidos & Achados, RJ. Presente no projeto Pingos de Leitura, da Prefeitura de Belo Horizonte, MG. Organizadora do projeto musical Caminhando&Cantando, RJ. Contato: mlfminas@hotmail.com

Marlene da Silva Leal

Nascida em Belo Horizonte e radicada no Rio de Janeiro, Marlene da Silva Leal graduou-se em Língua Portuguesa e Inglesa pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Professora Municipal do Rio de Janeiro (aposentada). É autora do livro E o Tempo Levou ( 2011 ) . Foi premiada com o conto Meu Rio de Janeiro em 1° lugar no certame promovido pela SESQV.

Maurício Limeira


Maurício Limeira é carioca, funcionário público formado em História, nasceu em 1969. Desde a adolescência vem escrevendo contos, crônicas, quadrinhos, poemas e peças para teatro, publicando parte desse material num fanzine de quadrinhos chamado Quadrante e, mais tarde, no site que ele próprio editou em 2000, O Cisco Tonitruante (e que encerrou quatro anos depois). Em 1988 teve um artigo dos tempos de faculdade publicado no livro "História e Imagem", organizado por Francisco Carlos Teixeira da Silva, e dois contos publicados na coluna de Cláudio Willer na revista Cult de março de 2005. Atualmente participa do grupo Filmantes, com quem vem realizando vídeos de humor disponibilizados na Internet. Em 2010 publicou o romance de terror O Adversário, e teve o conto O filho da bela mãe premiado no 14º Concurso Literário promovido pela Fundação Ceperj. Contato: http://oadversario.blogspot.com

Michele Sena


Nascida em setembro de 1986, hoje, aos 26 anos, é professora graduada em Letras Vernáculas, Especialista em Estudos Linguísticos e Literários e em Docência do Ensino Superior; baiana e soteropolitana; atua em escolas da rede pública e particular de ensino, além de ONGs e Cursos Profissionalizantes. Michele Sena expressa, através dos seus escritos, a sua paixão por três mulheres: Dinha (avó adotiva, falecida em 2010), Elisabete (sua mãe) e Clarice Lispector. A jovem despertou para a Literatura ao ouvir as histórias fantásticas contadas por sua avó adotiva. Essa era a ideia de Literatura conhecida por ela: ouvir Histórias Fantásticas e populares contadas e encenadas pela avó. Aos poucos, a criança vai crescendo numa casa com mais de trinta moradores e o que não falta é história pra ouvir e inventar, contar e escrever. Surgem as suas crônicas, as folhas de papel rabiscadas com as cenas do cotidiano, as conversas de ônibus e ideias que surgem ao ver uma novela, ler um texto ou ouvir uma música. No momento de inspiração tudo se torna motivo para desenhar a vida com as palavras. Contato: mitchellsena@yahoo.com.br

Márcio Mendes


Marcio Mendes 36 anos é escritor, e nas horas vagas também se dedica a ser sociólogo e professor. Mantém o Blog nos olhos, onde publica seus textos. “Contos, crônicas, poesias e outras tragédias humanas. Escrever para um blog está sendo uma experiência difícil, talvez porque seja mais simples escrever um livro, com histórias já acabadas, do que expor, em tempo real, o que vai surgindo, sem tempo para reflexões mais prolongadas, entretanto, esta é exatamente a proposta de manter na web o Blog nos olhos: expressar sentimentos com poucos filtros.”
Ney Fabiano


Ney Fabiano de Castro – é advogado e administrador.

Rafael Oliveira

 

Rafael Oliveira é escritor, tem 22 anos e mora em São Paulo.

Raphael Alberti

Raphael Alberti tem 27 anos e é graduado em Bacharelado e Licenciatura em História pela UFRJ.  Foi organizador e um dos autores da coletânea “Poesias de quem não se acha poeta”, exclusivamente feita para poetas amadores. Atuou também como professor por 1 ano e meio da Alfabetização de Jovens e Adultos do Grupo de Educação Popular (GEP), no Morro da Providência (RJ). 
 
Ronie Von Rosa Martins



Professor - Português/Inglês - Pedro Osório/Cerrito - RS; Pós-graduado em Literatura Contemporânea Brasileira - UFPEL; Pós-graduado em Linguagens Verbais Visuais e suas Tecnologias – IFSUL. Textos publicados no Cronópios, Revista Entrementes, Revista Partes, Meiotom, Verbo21, Paralelo 30, Portal Literal, Recanto das Letras,   Caos e Letras, Letras et Cetera, Literatura del Mañana, Arte Institucional número 5, Nerdescritor , na Revista Capitu, Tiro de letra, Kplus , Revista Literatura em Debate, Outra Revista e Revista Nota Independente, Antologia Online da Câmera Brasileira de jovens escritores e Jornal O lince, Clube do Livro , Veredas , Casa das Musas , Editorial Rove e na Revist’A Barata, Jornal Telescópio, Literatura em Foco, na Revista Germina – Literatura e Arte e Andar 21. Contato: ronieev@gmail.com
Rô Mierling


Rô Mierling pseudônimo de Rosana Erbe, gaúcha, escritora, ghost writer, revisora literária, assessora editorial e pesquisadora acadêmica há mais de dez anos. Já revisou e colaborou na finalização de muitos livros, atualmente está lançando seu livro Contos e Crônicas do Absurdo e organizando a 1ª Antologia Amor e Morte. A autora dirige dois blogs literários, quatro fans pages, participando ainda como produtora de conteúdo do site Divulga Escritor, Varal do Brasil, Recanto das Letras, Portal da Literatura e Arca Literária, filiada da REBRA. Rô Mierling foi eleita como uma das cronistas premiadas pela Câmara Brasileira de Jovens Autores com o conto Desencontros.
Samuel da Costa


Samuel da Costa é poeta em Itajaí.

Vitor Bolina


 
Vitor Bolina é um mineiro de 19 anos graduando em psicologia. Começou a escrever quase que por brincadeira e depois do primeiro conto nunca mais parou. Contatos com o autor: vitorbolina@hotmail.com



Vivian de Moraes


Jornalista formada na Unesp de Bauru em 2008, trabalhei em periódicos diários, na Embrapa e no Sesc Araraquara.Tenho três livros publicados: "Sonetos Sombrios" e "Poemas e Canções", lançados na Unesp/ FCL Araraquara e no Sesc Araraquara no dia 4 de outubro de 2012, com tiragem de 200 exemplares cada; e "hacais/ vivian/ de moraes", lançado em outubro deste ano, com tiragem de 200 exemplares. Tenho um livro de contos chamado "Lesbos" e um livro de microcontos ilustrados, à procura de editora. Pretendo, ainda, escrever um livro de fundo autobiográfico sobre transtorno bipolar. Atibaiense, vivo atualmente em Araraquara/SP, onde estudo Letras (Francês) na Unesp. Em maio deste ano, a revista "Cult" publicou "Tesoura"(http://revistacult.uol.com.br/), poema de minha autoria, no espaço "Oficina Literária". Duas sequências de poemas meus também foram publicadas em novembro pela revista especializada online “Mallarmargens” (http://www.mallarmargens.com/).
Ícaro Calandra Schottz


5° ano, aluno da Escola do Vale de Luz


A Escola do Vale de Luz, participante da Olimpíada de Língua Portuguesa "Escrevendo o Futuro", de 2014, selecionou cinto textos no tema  “O lugar onde vivo”, na categoria Poema, que serão publicados a partir de hoje na Revista Pacheco, a fim de estimular a produção literária e valorizar a participação dos jovens na competição.

Quer fazer parte disso tudo?

Acesse a aba "Envie seus textos" e encaminhe seu material!

Pacheco também é cultura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade

http://www.tertuliaonline.com.br/
http://www.revistapacheco.com/p/contato_507.html

Destaques

A primeira vez em que eu quase morri

Uma experiência de quase morte não é algo muito fácil de esquecer, sobretudo quando se tem 16 anos. Nessa época, eu era um rapaz latino-americano, franzino e com algumas espinhas na testa. É verdade, era mais do que eu desejava, se é que alguém deseja ter espinhas. Eu era o típico adolescente: cheio de sonhos, impulsivo e medroso. Mais medroso que impulsivo, aliás.

Sobre o apego e as lembranças que escapam lentamente

O primeiro bem que meu pai me deixou, meio sem querer, foi seu aparelho de telefone celular. Não é um smartphone, não acessa a internet. A câmera fotográfica integrada tem parcos megapixels. As pessoas riem do aparelho quando são apresentadas a ele, sem saber que ali dentro, naquela caixa preta, está guardada minha pequena herança particular.

"Uma Aventura Perigosa"

Max de Castro é um funcionário público insatisfeito com trabalho e com problemas no casamento. Após uma crise de estresse em pleno expediente, incentivado por um psicanalista em um programa de entrevistas, escreve uma carta confessional, que deve ser escondida e destruída em 24 horas, mas a mesma desaparece, antes que ele pudesse fazê-lo. Começa então o inferno de Max, angustiado pela possibilidade de seus maiores segredos serem descobertos, ou por sua esposa, ou por sua cunhada, a jovem Sophia, por quem se sente fortemente atraído.

Cinema: Frances Ha

Em Frances Ha (2012), Frances (Greta Gerwig) é uma jovem nova-iorquina de 27 anos que não corresponde às expectativas idealistas de uma sociedade que exige do indivíduo o sucesso em questões profissionais e afetivas nessa fase. Ao contrário, como muitos jovens nessa idade, Frances ainda não faz ideia do que, para ela, é ser bem sucedida. O artista francês Eugène Delacroix escreveu em 'Diário' que para se chegar a segurança e maturidade do espírito é necessário passar pela sutil delicadeza da nossa sensibilidade juvenil.
As imagens postadas neste site foram retiradas da internet ou enviadas por colaboradores. Se é proprietário de alguma imagem e se sentiu ofendido, por favor, entre em contato conosco e ela será rapidamente tirada do ar.