As melhores reportagens de 2012

O ano de 2012 foi bastante produtivo. Falamos sobre cinema, música, artes, política... enfim, de tudo um pouco, assim como é a própria Revista Pacheco.

Separamos as melhores reportagens do ano e fizemos um "combo" de dar inveja. Pacheco também é cultura!

1. Exposição “Jardim do Nêgo” no SESC Nova Friburgo

As esculturas naturais de Nêgo são reconhecidas no Brasil e no mundo, sendo comum a visitação de pessoas de diversos países ao sítio do artista localizado em Nova Friburgo. 

Para difundir ainda mais o alcance deste criativo trabalho, desenvolvido pela mistura de barro, plantas, musgo e outros elementos, o SESC Nova Friburgo realizou a exposição “Jardim do Nêgo”, com a apresentação de nove imagens em grande formato sobre a obra do artista, em fotografias assinadas por Regina Lo Bianco.

Vinha eu calmamente, cansado, no ônibus, na sexta-feira à tarde, ouvindo meu radinho, quando eis que me surge uma crítica de cinema de Rubens Ewald Filho (vocês conhecem?) sobre o filme “Branca de Neve e o Caçador”. 

O cara fez críticas severas à atriz Kristen Stewart, à qual chamou de “inominável Kristen Stewart” e “a pior atriz de sua época”, usando, inclusive, para isso, uma referência à “boca eternamente aberta” da moça. No mais ele falou um pouco da atuação de Thor e teceu exagerados elogios à também atriz Charlize Theron, que também faz parte do elenco filme.



3. Festival SESC Rio de Inverno, de 6 a 29 de julho de 2012.

O Festival SESC Rio de Inverno 2012 foi realizado entre os dias 6 e 29 de julho, em Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo. 

Inspirada no tema “Linha do tempo – 1912 a 2012: um passeio por 100 anos da cultura brasileira”, a programação levou o público a uma viagem cultural por este período, com homenagens aos centenários de Luiz Gonzaga, Herivelto Martins, Nelson Rodrigues e Adoniran Barbosa; aos 40 anos do Clube da Esquina; um balanço da obra de Elis Regina (que se foi há 30 anos), entre outras.
  

4. As dez melhores músicas para fazer amor

Curto muito ouvir música. E nessa minha jornada musical de trinta e um anos, já ouvi um sem número de canções espetaculares, outras, nem tanto. Mas numa dessas andanças musicais, fiquei pensando "caramba, essa música é extremamente romântica...". 

Daí decidi fazer uma lista – inspirado no blog Listas Literárias - com dez músicas que, em minha opinião, criam um clima bacana para curtir sua paixão.







5. Acidente com ônibus da Auto Viação 1001 deixa 11 mortos na BR-116

Um ônibus da Auto Viação 1001 caiu em uma ribanceira na altura do km 102 da serra Rio-Teresópolis por volta das 14h30 de 22 de outubro de 2012. 

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, 14 pessoas morreram. Os feridos foram levados para o Hospital Municipal de Magé e para o Hospital das Clínicas de Teresópolis. 

Entre os mortos, estava o motorista.


 

 

6. O que fazer se eu ficar sem os freios? Dr. Pacheco responde!

Depois do acidente com o ônibus da 1001, tive a necessidade de fazer uma matéria explicando como parar um carro em situação de emergência. Automóveis são máquinas grandes e perigosas. Nós muitas vezes nos sentimos seguros e protegidos interior dos nossos carros, mas eles podem falhar. 

Se você é confrontado com uma situação em que precisa parar um carro sem freios, siga estas etapas e você deve ser capaz de parar com segurança.
  

7. Resultado das eleições de Nova Friburgo

Depois da catástrofe ocorrida em janeiro de 2011, e os desdobramentos na política municipal, inclusive com casos de desvio de verbas destinadas à reconstrução da cidade, o anúncio de um novo prefeito renovou as esperanças em um futuro melhor. Conforme previsto em enquete realizada aqui no blog Revista Pacheco, o novo prefeito de Nova Friburgo é Rogério Cabral. A surpresa - com relação ao resultado da enquete - é o terceiro lugar de Dra. Saudade Braga, atrás de Jairo Wermelinger. Edil Nunes manteve-se em quarto lugar.

8. Os dez melhores filmes dos anos 80

Quem viveu os anos 80 sabe que época mágica foi aquele período. Os filmes faziam todo um imaginário incutido na cabeça das crianças, e não há um que não se lembre de sua infância ou adolescência sem lembrar de ao menos um desses filmes com muitas saudades. E vou dizer que tive muitas dificuldades em fazer a relação de dez (onze, só para não perder o costume), de modo que a ordem é apenas de lançamento e não de qualidade do filme. Eu não poderia dizer qual é o melhor...
A relação conta com clássicos como Star Wars, Indiana Jones, Férias Frustradas,  Flashdance e Curtindo a vida adoidado, entre outros.





Para quem é fã de cinema ou viveu o final dos anos 70 e anos 80, Bud Spencer e Terence Hill são referência nos filmes da época de ouro da Sessão da Tarde (programa de filmes da TV Globo) junto com outros grandes, como Jerry Lewis, Chevy Chase e Goldie Hawn.  

Essa turma toda, e principalmente Spencer e Hill, podem ser considerados pais de um gênero específico de filmes que começaram a rodar no Brasil nos idos da década de 1980.


Pacheco também é cultura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade

http://www.tertuliaonline.com.br/
http://www.revistapacheco.com/p/contato_507.html

Destaques

A primeira vez em que eu quase morri

Uma experiência de quase morte não é algo muito fácil de esquecer, sobretudo quando se tem 16 anos. Nessa época, eu era um rapaz latino-americano, franzino e com algumas espinhas na testa. É verdade, era mais do que eu desejava, se é que alguém deseja ter espinhas. Eu era o típico adolescente: cheio de sonhos, impulsivo e medroso. Mais medroso que impulsivo, aliás.

Sobre o apego e as lembranças que escapam lentamente

O primeiro bem que meu pai me deixou, meio sem querer, foi seu aparelho de telefone celular. Não é um smartphone, não acessa a internet. A câmera fotográfica integrada tem parcos megapixels. As pessoas riem do aparelho quando são apresentadas a ele, sem saber que ali dentro, naquela caixa preta, está guardada minha pequena herança particular.

"Uma Aventura Perigosa"

Max de Castro é um funcionário público insatisfeito com trabalho e com problemas no casamento. Após uma crise de estresse em pleno expediente, incentivado por um psicanalista em um programa de entrevistas, escreve uma carta confessional, que deve ser escondida e destruída em 24 horas, mas a mesma desaparece, antes que ele pudesse fazê-lo. Começa então o inferno de Max, angustiado pela possibilidade de seus maiores segredos serem descobertos, ou por sua esposa, ou por sua cunhada, a jovem Sophia, por quem se sente fortemente atraído.

Cinema: Frances Ha

Em Frances Ha (2012), Frances (Greta Gerwig) é uma jovem nova-iorquina de 27 anos que não corresponde às expectativas idealistas de uma sociedade que exige do indivíduo o sucesso em questões profissionais e afetivas nessa fase. Ao contrário, como muitos jovens nessa idade, Frances ainda não faz ideia do que, para ela, é ser bem sucedida. O artista francês Eugène Delacroix escreveu em 'Diário' que para se chegar a segurança e maturidade do espírito é necessário passar pela sutil delicadeza da nossa sensibilidade juvenil.
As imagens postadas neste site foram retiradas da internet ou enviadas por colaboradores. Se é proprietário de alguma imagem e se sentiu ofendido, por favor, entre em contato conosco e ela será rapidamente tirada do ar.