História da Banda Nirvana

Nirvana foi uma banda de grunge fundada no ano de 1986 em Aberdeen (Washington), nos Estados Unidos da América. Sua formação era Kurt Cobain - vocal e guitarra (1987-1994),Krist Novoselic - baixo (1987-1994),Dave Grohl - bateria e voz secundária (1990-1994),Pat Smear - guitarra (1993-1994. sua música foi inspirada no punk rock, no rock alternativo, no metal, e no new wave sendo chamada grunge pela imprensa e meios de comunicação da época. O grupo se desfez em 1994 com a morte de seu líder e vocalista, Kurt Cobain. Foram considerados como a maior banda grunge da história e uma das maiores da história do rock. Sua canção mais famosa, "Smells Like Teen Spirit" está entre as 20 melhores músicas da história, além de ser considerada a segunda melhor música dos últimos 20 anos.
O álbum "Nevermind" (1991) vendeu até 2009 cerca de 35 milhões de cópias e teve a melhor capa de disco da história da música, conforme pesquisa promovida pela revista eletrônica "Gigwise". O Nirvana vendeu aproximadamente 75 milhões de álbuns no mundo todo até hoje. Cobain se matou com um tiro na boca no sótão de sua casa em Seattle. No dia 8 de abril, o corpo de Kurt é achado por um eletricista que faria uns serviços na casa, e o mundo toma conhecimento de sua morte. Naquele momento Kurt Cobain, 27 anos, já cultuado em vida, tornou-se mito. Um bilhete de adeus, mais curto que o escrito em Roma um mês antes, é encontrado ao lado do cadáver, e marca o fim de uma vida talentosa - porém problemática - como marca o desfecho de uma das maiores bandas de rock de todos os tempos.

Letra e tradução de Smells Like Teen Spirit
Smells Like Teen Spirit (Cheira à Espírito Adolescente)

Load up on guns and bring your friends (Arme-se E traga seus amigos)
It's fun to lose and to pretend (É divertido perder E fingir )
She's over bored and self assured (Ela está perdida mas tem certeza )
Oh, no, I know a dirty word (Oh não, eu sei Um palavrão )

Hello, hello, hello, how low (Olá, olá, olá, que baixaria )
Hello, hello, hello, how low (Olá, olá, olá, que baixaria )
Hello, hello, hello, how low (Olá, olá, olá, que baixaria )
Hello, hello, hello... (Olá, olá, olá, olá, olá! )

With the lights out it's less dangerous (Quando as luzes estão apagadas É menos perigoso )
Here we are now entertain us I feel stupid and contagious (Aqui estamos agora Entretenha-nos Sinto-me estúpido e contagioso)
Here we are now entertain us Aqui estamos agora Entretenha-nos
A mulatto, an albino, a mosquito, my libido Yeah!(Um mulato, um albino, um mosquito
Minha libido, sim! )
I'm worse at what I do best (Sou pior no que faço melhor )
And for this gift I feel blessed (E por este presente eu me sinto abençoado )
Our little group has always been (Nosso grupinho sempre foi )
And always will until the end (E sempre será até o fim )

Hello, hello, hello, how low (Olá, olá, olá, que baixaria )
Hello, hello, hello, how low (Olá, olá, olá, que baixaria )
Hello, hello, hello, how low (Olá, olá, olá, que baixaria )
Hello, hello, hello... (Olá, olá, olá, olá, olá! )

With the lights out it's less dangerous (Quando as luzes estão apagadas É menos perigoso )
Here we are now entertain us I feel stupid and contagious (Aqui estamos agora Entretenha-nos Sinto-me estúpido e contagioso)
Here we are now entertain us Aqui estamos agora Entretenha-nos
A mulatto, an albino, a mosquito, my libido Yeah!(Um mulato, um albino, um mosquito
Minha libido, sim! )

And I forget just why I taste (E eu me esqueço porque eu provo )
Oh yeah, I guess it makes me smile (Ah sim, eu acho que isso me faz sorrir )
I found it hard, it's hard to find (Eu achei difícil, é difícil de achar )
Oh well, whatever, nevermind (Bem, tanto faz, deixa pra lá )

Hello, hello, hello, how low Olá, olá, olá, que baixaria
Hello, hello, hello, how low Olá, olá, olá, que baixaria
Hello, hello, hello, how low Olá, olá, olá, que baixaria
Hello, hello, hello... Olá, olá, olá, olá, olá!

Hello, hello, hello, how low (Olá, olá, olá, que baixaria )
Hello, hello, hello, how low (Olá, olá, olá, que baixaria )
Hello, hello, hello, how low (Olá, olá, olá, que baixaria )
Hello, hello, hello... (Olá, olá, olá, olá, olá! )

With the lights out it's less dangerous (Quando as luzes estão apagadas É menos perigoso )
Here we are now entertain us I feel stupid and contagious (Aqui estamos agora Entretenha-nos Sinto-me estúpido e contagioso)
Here we are now entertain us Aqui estamos agora Entretenha-nos
A mulatto, an albino, a mosquito, my libido Yeah! A denial(Um mulato, um albino, um mosquito Minha libido, sim! E uma rejeição)

NOTA:
* "Teen Spirit": é um desodorante feminino. (que a namorada de Kurt usava)
Uma amiga de Kurt pichou "Kurt Smells Like Teen Spirit" na parede. Kurt não sabia da existência do desodorante e achou a frase poética.
Tradução da Carta de Kurt Cobain

"Falando como um simplório experiente que obviamente preferiria ser um efeminado, infantil e chorão. Este bilhete deve ser fácil de entender.
Todas as advertências dadas nas aulas de punk rock ao longo dos anos, desde minha primeira introdução a, digamos assim, ética envolvendo independência e o abraçar de sua comunidade, provaram ser verdadeiras. Há muitos anos eu não venho sentindo excitação ao ouvir ou fazer música, bem como ler e escrever. Minha culpa por isso é indescritível em palavras. Por exemplo, quando estou atrás do palco, as luzes se apagam e o ruído ensandecido da multidão começa, nada me afetava do jeito que afetava Freddie Mercury, que costumava amar, deliciar com o amor e adoração da multidão – o que é uma coisa que totalmente admiro e invejo. O fato é que não consigo enganar vocês, nenhum de vocês. Simplesmente não é justo para vocês e para mim. O pior crime que posso imaginar seria enganar as pessoas sendo falso e fingindo que estou me divertindo 100 por cento. Às vezes acho que eu deveria acionar um despertador antes de entrar no palco. Tentei tudo que está em meus poderes para gostar disso (e eu gosto, Deus, acreditem-me, eu gosto, mas não o suficiente). Me agrada o fato de que eu e nós atingimos e divertimos uma porção de gente. Devo ser um daqueles narcisistas que só dão valor às coisas depois que elas se vão. Eu sou sensível demais. Preciso ficar um pouco dormente para ter de volta o entusiasmo que eu tinha quando criança. Em nossas últimas três turnês, tive um reconhecimento por parte de todas as pessoas que conheci pessoalmente e dos fãs de nossa música, mas ainda não consigo superar a frustração, a culpa e a empatia que tenho por todos. Existe o bom em todos nós e acho que eu simplesmente amo as pessoas demais, tanto que chego a me sentir mal. O triste, sensível, insatisfeito, pisciano, pequeno homem de Jesus. Por que você simplesmente não aproveita? Eu não sei! Tenho uma esposa que é uma deusa, que transpira ambição e empatia, e uma filha que me lembra demais como eu costumava ser, cheia de amor e alegria, beijando todo mundo que encontra porque todo mundo é bom e não vai fazer mal a ela. Isto me aterroriza a ponto de eu mal conseguir funcionar. Não posso suportar a idéia de Frances se tornando o triste, autodestrutivo e mórbido roqueiro que eu virei. Eu tive muito, muito mesmo, e sou grato por isso, mas desde os sete anos de idade passei a ter ódio de todos os humanos em geral. Apenas porque parece muito fácil se relacionar e ter empatia. Apenas porque eu amo e sinto demais por todas as pessoas, eu acho. Obrigado do fundo de meu nauseado estômago queimando por suas cartas e sua preocupação ao longo dos anos. Eu sou mesmo um bebê errático e triste! Não tenho mais paixão, então lembrem, é melhor queimar do que se apagar aos poucos. Paz, Amor, Empatia. Kurt Cobain.
Frances e Courtney, estarei em seu altar. Por favor, vá em frente, Courtney, por Frances. Pela vida dela, que vai ser tão mais feliz sem mim.
EU TE AMO, EU TE AMO!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade

http://www.tertuliaonline.com.br/
http://www.revistapacheco.com/p/contato_507.html

Destaques

A primeira vez em que eu quase morri

Uma experiência de quase morte não é algo muito fácil de esquecer, sobretudo quando se tem 16 anos. Nessa época, eu era um rapaz latino-americano, franzino e com algumas espinhas na testa. É verdade, era mais do que eu desejava, se é que alguém deseja ter espinhas. Eu era o típico adolescente: cheio de sonhos, impulsivo e medroso. Mais medroso que impulsivo, aliás.

Sobre o apego e as lembranças que escapam lentamente

O primeiro bem que meu pai me deixou, meio sem querer, foi seu aparelho de telefone celular. Não é um smartphone, não acessa a internet. A câmera fotográfica integrada tem parcos megapixels. As pessoas riem do aparelho quando são apresentadas a ele, sem saber que ali dentro, naquela caixa preta, está guardada minha pequena herança particular.

"Uma Aventura Perigosa"

Max de Castro é um funcionário público insatisfeito com trabalho e com problemas no casamento. Após uma crise de estresse em pleno expediente, incentivado por um psicanalista em um programa de entrevistas, escreve uma carta confessional, que deve ser escondida e destruída em 24 horas, mas a mesma desaparece, antes que ele pudesse fazê-lo. Começa então o inferno de Max, angustiado pela possibilidade de seus maiores segredos serem descobertos, ou por sua esposa, ou por sua cunhada, a jovem Sophia, por quem se sente fortemente atraído.

Cinema: Frances Ha

Em Frances Ha (2012), Frances (Greta Gerwig) é uma jovem nova-iorquina de 27 anos que não corresponde às expectativas idealistas de uma sociedade que exige do indivíduo o sucesso em questões profissionais e afetivas nessa fase. Ao contrário, como muitos jovens nessa idade, Frances ainda não faz ideia do que, para ela, é ser bem sucedida. O artista francês Eugène Delacroix escreveu em 'Diário' que para se chegar a segurança e maturidade do espírito é necessário passar pela sutil delicadeza da nossa sensibilidade juvenil.
As imagens postadas neste site foram retiradas da internet ou enviadas por colaboradores. Se é proprietário de alguma imagem e se sentiu ofendido, por favor, entre em contato conosco e ela será rapidamente tirada do ar.